Faça Memórias: Resgate do ser social

A Arte e a Arteterapia para as velhices com debilidade cognitiva é uma nova conduta de abordagem inovadora para lidar com a fragilidade social e física na velhice, favorecendo o resgate da cidadania e a condição de existir como um ser social no processo de envelhecimento comprometido pelo esquecimento. O Faça Memórias é uma proposta inovadora da Gerontologia que usa a arte e o afeto como meio de inclusão social para a ressignificação do sujeito que se perde em doenças como Alzheimer e outras demências.

Nossa proposta, inspirada no Meet me at MoMA do museu de Nova York, faz uso da obra de arte exposta como estímulo de atenção e pensamento aos idosos fragilizados cognitivamente.

Para idosos envoltos no esquecimento, a sociedade compactua com a inexistência desses velhos que deixam de existir como sujeito e entregam-se a situação de uma quase morte em plena vida. Oferecer condições favoráveis ao exercício da cidadania através da participação social, para toda população idosa, tendo como princípio o respeito à heterogeneidade da velhice é uma maneira de educar a sociedade como um todo e clarear o trajeto a ser percorrido oferecendo a esses idosos novas paisagens como possibilidades.

Ser ativo socialmente é requisito básico de ser cidadão. As condições são inacessíveis e não facilitam o viver para esses idosos, incapazes, por suas questões cognitivas, de atuar sua existência de acordo com suas possibilidades.

É preciso e fundamental que a sociedade perceba a importância de se reorganizar para acolher os idosos que envelhecem nessas condições e que afetam todo envolto, fragilizados pela demência.

Famílias sofrem. Cuidadores afetivos tem seus relacionamentos sociais prejudicados pela demanda existente da doença e os idosos são condenados ao isolamento imposto pela demência e pela sociedade. O esquecimento social torna-se cruel e muito maior do que o esquecimento patológico.

Compactuar com a vida é a proposta do Faça Memórias que, através de intervenções não medicamentosas, oferece condições de reagir à esse esquecimento social incluindo idosos com vulnerabilidade de cognição à existência social.

Visitas às exposições, especialmente monitoradas e atividades práticas em atelier de Arte, fazem o Faça Memórias um programa de referência aos idosos envoltos no esquecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s